domingo, 18 de novembro de 2012

Mais forte que amar

Crônica

Mais forte que amar

Não encontro palavra mais forte do que amar para expressar o que sinto por você. É terrível! O desespero me domina, sinto-me perdido diante de um vocabulário tão pobre... não o meu vocabulário, mas o da própria língua...
Será que em outro idioma não exista o que procuro? Ah, nem vou jogar tempo fora: eu acho que não! Preciso urgentemente que um linguista se interesse pelo meu caso e através de suas pesquisas possa criar um neologismo verbal capaz de exprimir na íntegra este meu sentimento.
Talvez não se necessite de ir tão longe... Um artista da palavra, creio eu, tem em seu bojo um arsenal de vocábulos novos, justo ele que está sempre com a pena à mão, dissertando as coisas da vida.
Não! Compreendo que nem este talento da ficção ou da poética consiga tal intento. Onde buscar, então? No seio do povo? Parece-me mais propício visto que a população cria constantemente novos termos. Vou andar por aí, saber de um de outro se ainda não inventaram tal proeza, ou será que amar é o cume absoluto do sentir humano? É que amar se tornou tão banal! Todos dizem a toda hora, em qualquer lugar e por qualquer motivo: eu te amo!
Ah, será que não se trata de uma preocupação frívola? Tenho certeza de que não. O que há em mim em relação a você é muito mais do que simplesmente amar. Não sei como explicar, porém esta ideia está presa em meu íntimo, é mister que eu desvende este mistério e tenha em meu coração este sintagma... ou é paradigma? Ah, isto é o que menos importa agora... Lembrei-me de um detalhe: é provável que eu localize a palavra dentre os arcaísmos... Muitas palavras entraram em desuso e bastantes delas se encontram esquecidas da mente do homem atual.
Também não! Amar é a mais recente expressão neste sentido, pois como o próprio nome diz, são arcaísmos, não servem mais...
Difícil, já é um desafio... Já pensei em gostar, adorar, venerar, afeiçoar-se, simpatizar, admirar... Chega! Nenhum outro vocábulo supera a semântica de amar, é pura perda de tempo esperar encontrar-se algo a respeito...
Hum... Embora bastante chateado com esta situação, como não há outro jeito, digo o que todos dizem: eu te amo! Quiçá no futuro a humanidade obtenha melhores perspectivas, porque a língua continua pobre e eu ainda mais pobre do que ela...
·

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.