domingo, 9 de dezembro de 2012

Valeu a pena ?



De  repente  olho  para  trás,  no  tempo  e
Meus  cabelos  se  esvoaçam  no  vento
  grisalhos  e  maduros  de  vida...
Será  que  valeu  a  pena  chegar  até  aqui?
Nada  edifiquei  para  mim,  senão  sabedoria
Que  busquei  incessantemente  nos  livros
E  na  oralidade  que  viaja  de  boca  em  boca...

Viver  é  pelejar  em  prol  de  um  destino
Que  nem  sempre  é  aquele  traçado  em  metas,
Mas  o  que  é  imposto  por  circunstâncias  que  afetam
O  livre  desenvolver  de  uma  existência  feliz...
O  progresso  nocauteia  determinadas  aspirações
E  a  sensibilidade  dorme  no  seio  das  ambições
Transformando  fraternidade  em  plataforma  de  egoísmo
Em  que  realmente  vence  quem  for  mais  forte...

O  amor  virou  moeda  de  uma  corrente  sensualidade
E  a  cada  dia  que  passa  mais  se  torna  prosperidade
Em  um  universo  onde  a  moral  abandonada,  caducou...
O  espaço  travestiu-se  em  medida  de  honra  e  disputa,
Cada  centímetro  é  batalhado  como  se  fosse  único
Perante  olhares  que  somente  presenciam  as  contendas...
A  verdade  foi  caracterizada  como  fraude
E  a  mentira  graceja  diante  dos  infortúnios  do  povo...

Por  isso  mais  uma  vez  me  indago:
Será  que  valeu  a  pena  chegar  até  aqui
E  assistir  aos  deslumbramentos  da  hipocrisia?
Diante  da  fome  que  mata,  da  sede  que  maltrata,
Das  doenças  que  imperam  e  se multiplicam,
Da  ausência  da  digna  moradia,  das  drogas  que  campeiam...
  não  sei!
Da  própria  esperança  minha  esperança  pereceu
E  meu  pudor  ainda  não  me  desconheceu
Porque  sobrevivo  na  solidão  e  na  saudade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.