sexta-feira, 29 de julho de 2016

GRAMÁTICA

Eu me lambuzo deveras dentro da gramática,
Caminho sobre o verbo de minha oratória,
Mergulho em regras para descrever o que é história
E em toda a dialética há situações enfáticas.

Dentre os cinco tópicos que formam o compêndio
A fonologia me alerta sobre a ortoépia e a prosódia,
É mister guardar leis ortográficas na memória
Para que faíscas morfológicas não causem incêndio.

Hum… De repente me deparo com a ordem dos termos,
É a sintaxe avisando para evitar caminhos ermos
Visto que a semântica detesta sentidos infundados…

Pois é… e onde fica o livre arbítrio de criar?
Ah! Em todo processo estilístico figuras são o lugar
Para a criatividade navegar na fantasia dos figurados!




DE Ivan de Oliveira Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.