sexta-feira, 7 de março de 2014

Brasil Cultural

Assim como geograficamente o Brasil é de dimensões continentais, a arte brasileira não deixa por menos. Somos artisticamente um país de Primeiro Mundo, nada devemos a quem quer que seja. Basta um rápido olhar na seara artística da Nação para comprovar-se isso. Desde a época colonial desfrutamos de engenhosos talentos que nos herdaram seus nomes e suas obras de grande quilate. Nos dias atuais a veracidade é a mesma. São inúmeros poetas, cronistas, contistas, romancistas, pintores, escultores, músicos... em todos os ramos há uma gama
de nomes respeitáveis, nomes que se equivalem aos nossos antepassados, contudo a política do país não abre espaço para a divulgação dos seus trabalhos, o que considero um crime de omissão. A educação há muito se rasteja e, devido a esse esdrúxulo fenômeno, o jovem da atualidade não valoriza nossa arte. São raros os que ainda aplaudem ou tecem elogios a uma obra de arte, mas tudo passa despercebido. E o jovem tem culpa? Claro que não, ele não é
adequadamente preparado para apreciar o que poderia dar-lhe uma nova visão de vida e de mundo. À educação carente, juntam-se moradia, saúde, trabalho...etc.
Em meio a tudo isso, observa-se o que vem se gastando para um empreendimento caro como a Copa do Mundo de Futebol, considero tal fato uma afronta ao paupérrimo homem brasileiro. É um acinte! Enquanto isso, os políticos estão de bolsos cheios, têm contas bancárias em paraísos fiscais, vivem do bom e do melhor, numa total depreciação aos irmãos menos favorecidos.
Talvez, até, alguém pergunte: “Por que escreves e dizes tudo isto?” A razão é muito simples: Sinto na própria pele tais problemas. Por exemplo, ter 60 anos concordo que é estar na terceira idade, não obstante tenho saúde e sou profissional qualificado, então me deparo com o preconceito e fico sem emprego. Outro detalhe importante para mim, sou poeta, contista e cronista, todavia igualmente a muitos por este país a fora, não tenho uma opção de possuir um programa governamental que me incentive a publicar o que produzo... o que publiquei até hoje ( 5 livros ) foi à custa de bastante sacrifício e livremente faço publicações nos meios de
comunicação social da internet ( redes sociais), só isso. Meu trabalho artístico e meu talento já foram devidamente reconhecidos. Ultimamente tenho recebido convites para participar de antologias nacionais e internacionais...Oferecem-me Comendas, porém...nada disso é gratuito, para tudo cobram-se taxas de participação e até entendo que sejam verbas destinadas à organização dos eventos de premiação. Na realidade, de nada posso participar, só mesmo responder aos e-mails e agradecer pela lembrança do meu nome, pois, não tenho condições financeiras para encará-los. Esta é minha realidade e, certamente, a de muitos que se encontram ocultos por aí.
O Brasil precisa de mudar, valorizar mais seu povo e seus artistas, criar programas de incentivo que possam divulgar nossa arte, assim sairemos de um estágio EMERGENTE e alcançaremos as alvíssaras de uma Nação respeitada dentro deste universo em que vivemos.

IVAN DE OLIVEIRA MELO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.