sexta-feira, 3 de maio de 2013

Mensagem Poética



O  poeta  nem  sempre  está  de  bem  com  a  vida...

E  nem  a  vida  azul   com  o  poeta...
Eis  um  poema  que  é  a  fotografia  de  quem  o  escreve...

Dizem  as  religiões  que  é  pecado  pedir  para  morrer,
Mas  se  a  vida  e  seus  encantos    não  dão  prazer
Melhor  orar  ao  Altíssimo  e  suplicar  pela  partida...

Estou  divorciado  do  mundo,  terra  ingrata
Que  suga  sangue  inocente,  explora  até  a  velhice,
Depois  abandona  o  indivíduo  com  vigarice
E  o  joga  ao  desprezo  que  fere  e  maltrata...

Enquanto  útil  for  em  evidência,  a  existência  finge  amor...
Desempregado,  desesperado,  vivendo  à  custa  de  caridade
Quando  lucidez  ativa  ainda  é  luz  da  incansável  personalidade,
Mas  trabalho  decente  que  é  negado  pelo  preconceito
De  um  corpo  que  labutou  e  que  a  idade  rouba  tal  direito...

Em  ritmo  depressivo  vou  consumindo  o  tempo  que  me  resta...
É    que  num  corpo  são  e  mente    aparecem  doenças
Provocadas  pelo  ócio  e  pela  homicida  amargura  que  se  enfrenta
De  ver-se  solitário  perante  um  universo  maquiavélico  e  egoísta
Que  expulsa,  esconde,  possibilidades  de  novas  conquistas...

Por  isso  dialogo  nas  caladas  da  noite  com  o  Supremo,
Rogo  insistentemente  pela  jornada  eterna  e  definitiva,
Que  me  abrande  o  caos  de  ser  figura  assaz  decorativa
E  me  destroce  em  mim  linhas  de  tangentes  e  cossenos...

Não  vou  beber  da  cicuta  por  próprios  impulsos,
  sim,  configura-se  o  exercício  do  pecado  maior
E,  mesmo  sofrendo  vicissitudes,  melhor  conformar-se  só...

As  horas  urgem...  Dívidas  se  acumulam  porta  adentro
E  à  poesia  faço  doação  de  meus  últimos  talentos

  que  a  vida  em  si,  em  mim,  tornou-se  utopia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.